Sem categoria

Pandemia: como não sofrer com as finanças?

Os momentos de crise são uma ótima época para amadurecer e trazer modificações essenciais. Se você for capaz de fazer mudanças marcantes que o faça superar uma crise, com certeza fará ainda melhor em momentos mais estáveis.

Neste contexto, é importante rever os hábitos de consumo e cortar gastos. O planejamento financeiro torna-se essencial para contornar as dificuldades econômicas e sobreviver à crise. Ter sucesso com dinheiro é sinônimo de se planejar.

Quer uma dica logo de cara? Comece a anotar todos os gastos no papel e saber para onde o dinheiro está indo. Não dá para fazer essas contas de cabeça, porque nossa mente é limitada. Ela esquece as despesas pequenas e só considera as que acha importante.

De acordo especialistas em gestão financeira, a palavra de ordem, para quem perdeu receita durante a crise, é negociar.

Estabeleça prioridades

Vale também, aqui, estabelecer prioridades para economizar. (Já falamos anteriormente, em outro artigo, sobre esse tema).

Estabelecer prioridades financeiras é decidir o que vai primeiro na hora de pagar contas ou para qual projeto você vai começar a poupar.

A forma mais fácil é saber diferenciar tudo aquilo que é urgente e inevitável, daquilo que é importante e valorizado por você.

A ideia é que, na hora de estabelecer as prioridades financeiras, você liste todas as suas atividades envolvendo dinheiro e faça para você mesmo a pergunta: “isso é urgente?”, “é importante?”.

Poupe dinheiro

O segundo passo para enfrentar a crise é guardar todo o dinheiro que não for destinado às despesas essenciais na reserva de emergência. Isso é importante principalmente se você estiver desempregado. Guarde seu dinheiro.

E atenção nessa dica: se você foi demitido, não é para usar o auxílio para pagar as suas dívidas. Se não, vai viver de quê no mês que vem, não é mesmo?

Outro conselho importante é buscar novas formas alternativas de ganhar renda e fazer trocas.

Quais são suas habilidades? Tem gente que estava sem dinheiro e começou a fazer máscaras de pano para vender. Outros começaram a dar aulas on-line. Use seus dons para ganhar uma renda extra e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *